tag:blogger.com,1999:blog-1683489436776830302024-03-12T22:47:39.270-07:00LETRAS E LETRAS"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho."
Mário QuintanaLETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-84140615681691203142012-03-30T16:37:00.000-07:002012-03-30T16:37:14.198-07:00Formação continuada 2012<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, dando continuidade aos estudos de formação continuada em serviço, ofereceu nesta semana três capacitações, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Inglês, contando com a presença de três brilhantes profissionais.<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">No dia 26 de março, os professores de Língua Portuguesa puderam contar com a participação da Professora Carolina de Assis Viana, graduada em Letras e mestre em Línguística Aplicada, pela UNICAMP que trabalhou com os professores o tema “Aprender a escrever (re)escrevendo: questões gramaticais e de revisão textual”. Na oportunidade, focou a importância da reescrita dos textos na formação de cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficiência.<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">O professor Marcos Antônio Silva, no dia 29 de março, abrilhantou a Hora de Estudo de Matemática trabalhando o tema “Histórias e curiosidades da Matemática”, em que ressaltou o papel dos jogos na História da Matemática , demonstrando a contribuição dos estudos gregos, mesopotâmicos, egípcios e outros.<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">Ainda neste dia, a professora Evellyn Mostasso trabalhou o tema “Inclusão, diferentes olhares” com os professores de Inglês e Educação Física, esclarecendo sobre o conceito de Inclusão e a importância do trabalho promovido pela equipe escolar para a resolução de dificuldades encontradas em sala de aula. Salientou ainda, a necessidade de um olhar diferenciado e particularizado por parte de todos os profissionais da educação. <o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">Neste encontro, a interação e a troca de experiência entre os docentes nas áreas de Inglês e Educação Física foi de suma importância, pois uma área pode conhecer a realidade e o trabalho da outra, buscando compartilhar as boas práticas pedagógicas.<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;">As formações de Língua Portuguesa e Matemática foram promovidas, em parceria com editora Saraiva, no sentido de prosseguir os trabalhos iniciados em 2011, devido à adesão de Plano Nacional do Livro Didático ( PNLD).<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Arial;"> Já a formação sobre Inclusão, promovida pela professora Evellyn Mostasso, prata da casa, é resultado do belíssimo trabalho desenvolvido pela profissional na própria Rede de Ensino na Educação Especial. <o:p></o:p></span></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-34139899616158611142011-05-21T12:23:00.000-07:002011-05-21T13:09:07.604-07:00À Minha AmigaLeiam com muita atenção<br />
estas poucas palavra escritas<br />
faz parte de uma tarefa,<br />
que considero cumprida.<br />
Falarei com muito esmero<br />
de uma professora assídua.<br />
descubram agora quem é...<br />
É a<a href="http://somoseducadoresleitores.blogspot.com/"> Selma</a> ,<br />
uma amiga .<br />
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.youtube.com/embed/i9HCcBsoJ1o?feature=player_embedded' frameborder='0'></iframe></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-38357037684740001762011-04-14T16:46:00.000-07:002011-04-14T16:46:31.381-07:00Material do Proinfo<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> <br />
<div align="center" style="text-align: center;"><strong><span style="font-family: Batang; font-size: 10pt;">Navegação à deriva</span></strong><span style="font-family: Batang; font-size: 10pt;"></span></div><div align="center" style="text-align: center;"><span style="font-family: Batang; font-size: 10pt;">Quem navega à deriva<br />
sabe que há vida além dos mares nos mapas<br />
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo<br />
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos<br />
quem navega à deriva<br />
acredita que há nos mares miragens, portos<br />
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas<br />
água potável, aves voando sobre terra, vertigem<br />
quem navega à deriva<br />
aprende que há mares dentro do mar à vista<br />
profundidade secreta, origem do mundo, poesia<br />
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido<br />
quem navega à deriva<br />
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares<br />
atentos, dos radares, das cartas de navegação<br />
imigra para mares de imprevista dicção.</span></div><div align="right" style="text-align: right;"><span style="font-family: Batang; font-size: 10pt;">Marcus Vinicius</span></div><div align="right" style="text-align: right;"><span style="font-family: Batang; font-size: 10pt;">“Navegação à deriva” está no livro <em><span style="font-family: Batang;">Manual de instruções para cegos</span></em>, <br />
editado pela 7 Letras, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e ganhou o Prêmio Cidade <br />
de Juiz de Fora de Literatura, da FUNALFA. </span></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-10699795923955951332011-04-14T16:28:00.000-07:002011-04-14T16:28:51.100-07:00Ourinhos no Educarede- Projeto de leitura<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> <br />
<h2><span style="font-size: large;"><a href="http://blogs.educared.org/red-pronino/aftselmapupim/?p=305" title="Permanent Link to Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação conduz Projeto de Leitura">Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação conduz Projeto de Leitura</a></span></h2><h2> </h2><h2><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> </h2>Segundo a professora Letícia Rarek Conceição, Coordenadora da Área de Língua Portuguesa, da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, “A instituição escola tem a função de colaborar na formação leitora de seus educandos. Mas, o que será que acontece com os alunos em seu percurso no ensino fundamental para perderem o encanto pela leitura? Onde ficou o encanto ao participar de uma aventura, um mistério, um romance? Onde ficou o brilho dos olhos”?<br />
Nesse sentido, para a dedicada professora, muitas respostas poderiam concluir esta indagação, porém não há tempo para a instituição buscar culpados, mas sim para abrir caminhos estratégicos no sentido de que esta lacuna não se abra, ainda mais no processo ensino-aprendizagem da leitura. Reclamamos muito que os adolescentes leem, mas não interpretam, mas<br />
que o profissional da educação tem feito para minimizar esses efeitos?<br />
A partir desses apontamentos e de um intensivo trabalho de pesquisa, a professora Letícia propôs às Unidades Escolares da Rede Municipal um Projeto de Leitura que atendesse essas reivindicações e viesse ao encontro das necessidades dos alunos. Com isso, preocupados com a qualidade e o compromisso assumido com os educandos matriculados na Rede Municipal, a coordenação de projetos, atendendo à demanda, bem como o perfil apresentado nas últimas avaliações do SARESP e Prova Brasil e até mesmo em consulta aos professores e educandos, buscou ações diversificadas e únicas visando a melhoria de qualidade na prática efetiva da leitura.<br />
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> <br />
O referido projeto tem como objetivo principal criar condições para a leitura em contextos diferentes, no espaço intra e extraescolar para educandos e comunidade local, visando a construção e formação de leitores autônomos competentes no exercício de sua cidadania.<br />
Assim sendo, os alunos das EMEFs Profa. Adelaide Pedroso Racanello, Amélia Abujamra Maron e Jandira Lacerda Zanoni, a partir de um cronograma elaborado pela coordenação de Língua Portuguesa, passaram a participar, semanalmente, de Oficinas de Contação de Histórias, realizadas na Biblioteca Municipal “Tristão de Athaíde”, passando então, com essa prática, dentre os objetivos específicos do projeto, a ampliar a visão de mundo, inserir o leitor na cultura letrada, estimular o desejo a outras leituras e possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.<br />
São práticas como essas que formam o leitor, despertam o posicionamento crítico, de modo a reconhecer a pertinência dos objetivos utilizados na escrita , além de despertar o interesse por frequentar os espaços mediadores de leitura que a escola e o município oferem ao educando e comunidade em geral. Parabéns professora Letícia pelo comprometimento.<br />
<br />
<h2> </h2>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-16264952963047262972011-04-14T16:21:00.000-07:002011-04-14T16:21:49.035-07:00Hipertexto<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> <br />
<div class="MsoNormal"><span style="font-family: Batang;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto">Hipertexto</a> se remete a um formato<span> </span>textual digital diferente da forma linear a que estamos acostumados a ler. O hipertexto se encontra acoplado por meio de imagens, palavras ou sons expostos nas páginas da <i>internet</i>, formando um novo conjunto de informações. Esses itens<span> </span>são denominados de <i>links</i> ou <i>hiperlinks</i></span></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-71643984527323334572011-04-09T10:55:00.000-07:002011-04-09T10:55:33.039-07:00<div style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: center;"><span style="font-size: small;">Projetos na escola</span></div><div style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: center;"><span style="font-size: small;">Trabalhando cartas </span></div><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
</style> <![endif]--> <br />
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Quando um sistema, uma escola ou um docente opta por trabalhar com projetos, com certeza trilha por um caminho enriquecedor, porém algumas vezes<span> </span>obscuro,deixando o professor preocupado em saber como situar sua prática pedagógica<span> </span>aliando conteúdos , às necessidades da turma , focando os temas transversais<span> </span>e a utilização das mídias.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Na pedagogia de projetos o professor trabalha instigando no educando o espírito pesquisador, pois elenca uma situação pautada na realidade e necessidade do educando.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: Batang;">Assim, o aluno aprende a produzir, levantar dúvidas, pesquisar e a criar relações entre o conteúdo estudado na escola ao cotidiano social.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: Batang;">Um exemplo a ser citado é o trabalho com gêneros, que o professor pode desenvolver englobando qualquer tema do contexto social.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: Batang;">Para trabalhar carta, o educador poderá buscar o que o aluno abe sobre esse gênero , já que atualmente poucos ainda apreciam o habito em escrever carta.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Após, poderá mostrar a importância do gênero numa linha histórica e social. É de importante relevância estudar a função social do gênero escolhido.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: Batang;">Apresenta-se nesse momento uma carta pessoal (citada ou não por um livro didático) , sua estrutura e ainda os diferente tipos de carta<span> </span>que existe na sociedade.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">É interessante fazer um paralelo com os gêneros utilizados nas mídias, como:<i> facebook, orkut</i>, msn,<i>e-mail</i>,etc.Nesta fase, o professor poderá explorar a experiência do educando com esses meios de comunicação <span> </span>tecnológicos e<span> </span>orientá-los quanto à função de cada gênero exposto, as diferenças estruturais, os objetivos do enunciador, etc.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Um próximo passo é firmar com os alunos um acordo sobre para quem eles irão redigir uma carta e com qual objetivo, assunto. Firmado esse acordo, começa a escrita das cartas<span> </span>sob orientação do professor.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: Batang;"><span> </span><span> </span>A classe poderá trocar cartas com outra turma, outro colégio, ou até mesmo escrever para um amigo distante. O importante,nessa atividade é o professor não expor o conteúdo da carta para outros alunos da sala ou <span> </span>em mural , pois trata-se de uma carta pessoal. Se expor, o gênero perde sua função social. Se a turma optar pela troca de cartas com alunos de uma turma de outro colégio, o projeto poderá ter a durabilidade <span> </span>durabilidade de um bimestre, tendo cada aluno um colega para troca de correspondência.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Ao final as turmas poderão agendar um passeio para conhecer o amigo oculto.</span></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Batang;">Acredito,<span> </span>que quando a proposta pedagógica da Unidade Escolar tem traçado um projeto anual, buscando referência em sua clientela escolar, seus objetivos, suas metas e<span> </span>ainda a uma avaliação contínua do processo, com certeza a escola desenvolve seu papel preparando o aluno para o convívio social.</span></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-1041991358357479802010-09-08T08:59:00.001-07:002010-09-08T08:59:51.596-07:00Gêneros textuaisCheck out this SlideShare Presentation: <div style="width:425px" id="__ss_5156283"><strong style="display:block;margin:12px 0 4px"><a href="http://www.slideshare.net/leticiararek/gneros-textuais-5156283" title="Gêneros textuais">Gêneros textuais</a></strong><object id="__sse5156283" width="425" height="355"><param name="movie" value="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=gnerostextuais-100908104505-phpapp02&stripped_title=gneros-textuais-5156283" /><param name="allowFullScreen" value="true"/><param name="allowScriptAccess" value="always"/><embed name="__sse5156283" src="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=gnerostextuais-100908104505-phpapp02&stripped_title=gneros-textuais-5156283" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="355"></embed></object><div style="padding:5px 0 12px">View more <a href="http://www.slideshare.net/">presentations</a> from <a href="http://www.slideshare.net/leticiararek">leticiararek</a>.</div></div>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-168348943677683030.post-61313212448170336742010-09-02T16:05:00.000-07:002010-09-02T16:05:36.755-07:00Ano da Leitura em Ourinhos - Homenagem a Clarice Lispector<div class="fr0">Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.<br />
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:<br />
- E daí? Eu adoro voar!<br />
Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre</div><span class="aut" style="color: black;"><a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Clarice_Lispector/">C<span style="color: black;">larice Lispector</span></a></span>LETRAS E LETRAShttp://www.blogger.com/profile/11464837100608036526noreply@blogger.com1