A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, dando continuidade aos estudos de formação continuada em serviço, ofereceu nesta semana três capacitações, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Inglês, contando com a presença de três brilhantes profissionais.
No dia 26 de março, os professores de Língua Portuguesa puderam contar com a participação da Professora Carolina de Assis Viana, graduada em Letras e mestre em Línguística Aplicada, pela UNICAMP que trabalhou com os professores o tema “Aprender a escrever (re)escrevendo: questões gramaticais e de revisão textual”. Na oportunidade, focou a importância da reescrita dos textos na formação de cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficiência.
O professor Marcos Antônio Silva, no dia 29 de março, abrilhantou a Hora de Estudo de Matemática trabalhando o tema “Histórias e curiosidades da Matemática”, em que ressaltou o papel dos jogos na História da Matemática , demonstrando a contribuição dos estudos gregos, mesopotâmicos, egípcios e outros.
Ainda neste dia, a professora Evellyn Mostasso trabalhou o tema “Inclusão, diferentes olhares” com os professores de Inglês e Educação Física, esclarecendo sobre o conceito de Inclusão e a importância do trabalho promovido pela equipe escolar para a resolução de dificuldades encontradas em sala de aula. Salientou ainda, a necessidade de um olhar diferenciado e particularizado por parte de todos os profissionais da educação.
Neste encontro, a interação e a troca de experiência entre os docentes nas áreas de Inglês e Educação Física foi de suma importância, pois uma área pode conhecer a realidade e o trabalho da outra, buscando compartilhar as boas práticas pedagógicas.
As formações de Língua Portuguesa e Matemática foram promovidas, em parceria com editora Saraiva, no sentido de prosseguir os trabalhos iniciados em 2011, devido à adesão de Plano Nacional do Livro Didático ( PNLD).
Já a formação sobre Inclusão, promovida pela professora Evellyn Mostasso, prata da casa, é resultado do belíssimo trabalho desenvolvido pela profissional na própria Rede de Ensino na Educação Especial.