Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação conduz Projeto de Leitura
Segundo a professora Letícia Rarek Conceição, Coordenadora da Área de Língua Portuguesa, da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos, “A instituição escola tem a função de colaborar na formação leitora de seus educandos. Mas, o que será que acontece com os alunos em seu percurso no ensino fundamental para perderem o encanto pela leitura? Onde ficou o encanto ao participar de uma aventura, um mistério, um romance? Onde ficou o brilho dos olhos”?
Nesse sentido, para a dedicada professora, muitas respostas poderiam concluir esta indagação, porém não há tempo para a instituição buscar culpados, mas sim para abrir caminhos estratégicos no sentido de que esta lacuna não se abra, ainda mais no processo ensino-aprendizagem da leitura. Reclamamos muito que os adolescentes leem, mas não interpretam, mas
que o profissional da educação tem feito para minimizar esses efeitos?
A partir desses apontamentos e de um intensivo trabalho de pesquisa, a professora Letícia propôs às Unidades Escolares da Rede Municipal um Projeto de Leitura que atendesse essas reivindicações e viesse ao encontro das necessidades dos alunos. Com isso, preocupados com a qualidade e o compromisso assumido com os educandos matriculados na Rede Municipal, a coordenação de projetos, atendendo à demanda, bem como o perfil apresentado nas últimas avaliações do SARESP e Prova Brasil e até mesmo em consulta aos professores e educandos, buscou ações diversificadas e únicas visando a melhoria de qualidade na prática efetiva da leitura.
O referido projeto tem como objetivo principal criar condições para a leitura em contextos diferentes, no espaço intra e extraescolar para educandos e comunidade local, visando a construção e formação de leitores autônomos competentes no exercício de sua cidadania.
Assim sendo, os alunos das EMEFs Profa. Adelaide Pedroso Racanello, Amélia Abujamra Maron e Jandira Lacerda Zanoni, a partir de um cronograma elaborado pela coordenação de Língua Portuguesa, passaram a participar, semanalmente, de Oficinas de Contação de Histórias, realizadas na Biblioteca Municipal “Tristão de Athaíde”, passando então, com essa prática, dentre os objetivos específicos do projeto, a ampliar a visão de mundo, inserir o leitor na cultura letrada, estimular o desejo a outras leituras e possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
São práticas como essas que formam o leitor, despertam o posicionamento crítico, de modo a reconhecer a pertinência dos objetivos utilizados na escrita , além de despertar o interesse por frequentar os espaços mediadores de leitura que a escola e o município oferem ao educando e comunidade em geral. Parabéns professora Letícia pelo comprometimento.
Como dizia Machado de Assis "Estudo, trabalho e talento são a tríplice arma com que se conquista o triunfo".
ResponderExcluir