Projetos na escola
Trabalhando cartas
Quando um sistema, uma escola ou um docente opta por trabalhar com projetos, com certeza trilha por um caminho enriquecedor, porém algumas vezes obscuro,deixando o professor preocupado em saber como situar sua prática pedagógica aliando conteúdos , às necessidades da turma , focando os temas transversais e a utilização das mídias.
Na pedagogia de projetos o professor trabalha instigando no educando o espírito pesquisador, pois elenca uma situação pautada na realidade e necessidade do educando.
Assim, o aluno aprende a produzir, levantar dúvidas, pesquisar e a criar relações entre o conteúdo estudado na escola ao cotidiano social.
Um exemplo a ser citado é o trabalho com gêneros, que o professor pode desenvolver englobando qualquer tema do contexto social.
Para trabalhar carta, o educador poderá buscar o que o aluno abe sobre esse gênero , já que atualmente poucos ainda apreciam o habito em escrever carta.
Após, poderá mostrar a importância do gênero numa linha histórica e social. É de importante relevância estudar a função social do gênero escolhido.
Apresenta-se nesse momento uma carta pessoal (citada ou não por um livro didático) , sua estrutura e ainda os diferente tipos de carta que existe na sociedade.
É interessante fazer um paralelo com os gêneros utilizados nas mídias, como: facebook, orkut, msn,e-mail,etc.Nesta fase, o professor poderá explorar a experiência do educando com esses meios de comunicação tecnológicos e orientá-los quanto à função de cada gênero exposto, as diferenças estruturais, os objetivos do enunciador, etc.
Um próximo passo é firmar com os alunos um acordo sobre para quem eles irão redigir uma carta e com qual objetivo, assunto. Firmado esse acordo, começa a escrita das cartas sob orientação do professor.
A classe poderá trocar cartas com outra turma, outro colégio, ou até mesmo escrever para um amigo distante. O importante,nessa atividade é o professor não expor o conteúdo da carta para outros alunos da sala ou em mural , pois trata-se de uma carta pessoal. Se expor, o gênero perde sua função social. Se a turma optar pela troca de cartas com alunos de uma turma de outro colégio, o projeto poderá ter a durabilidade durabilidade de um bimestre, tendo cada aluno um colega para troca de correspondência.
Ao final as turmas poderão agendar um passeio para conhecer o amigo oculto.
Acredito, que quando a proposta pedagógica da Unidade Escolar tem traçado um projeto anual, buscando referência em sua clientela escolar, seus objetivos, suas metas e ainda a uma avaliação contínua do processo, com certeza a escola desenvolve seu papel preparando o aluno para o convívio social.
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