sábado, 9 de abril de 2011

Projetos na escola
Trabalhando cartas

Quando um sistema, uma escola ou um docente opta por trabalhar com projetos, com certeza trilha por um caminho enriquecedor, porém algumas vezes  obscuro,deixando o professor preocupado em saber como situar sua prática pedagógica  aliando conteúdos , às necessidades da turma , focando os temas transversais   e a utilização das mídias.
Na pedagogia de projetos o professor trabalha instigando no educando o espírito pesquisador, pois elenca uma situação pautada na realidade e necessidade do educando.
Assim, o aluno aprende a produzir, levantar dúvidas, pesquisar e a criar relações entre o conteúdo estudado na escola ao cotidiano social.
Um exemplo a ser citado é o trabalho com gêneros, que o professor pode desenvolver englobando qualquer tema do contexto social.
Para trabalhar carta, o educador poderá buscar o que o aluno abe sobre esse gênero , já que atualmente poucos ainda apreciam o habito em escrever carta.
Após, poderá mostrar a importância do gênero numa linha histórica e social. É de importante relevância estudar a função social do gênero escolhido.
Apresenta-se nesse momento uma carta pessoal (citada ou não por um livro didático) , sua estrutura e ainda os diferente tipos de carta  que existe na sociedade.
É interessante fazer um paralelo com os gêneros utilizados nas mídias, como: facebook, orkut, msn,e-mail,etc.Nesta fase, o professor poderá explorar a experiência do educando com esses meios de comunicação  tecnológicos e  orientá-los quanto à função de cada gênero exposto, as diferenças estruturais, os objetivos do enunciador, etc.
Um próximo passo é firmar com os alunos um acordo sobre para quem eles irão redigir uma carta e com qual objetivo, assunto. Firmado esse acordo, começa a escrita das cartas  sob orientação do professor.
         A classe poderá trocar cartas com outra turma, outro colégio, ou até mesmo escrever para um amigo distante. O importante,nessa atividade é o professor não expor o conteúdo da carta para outros alunos da sala ou  em mural , pois trata-se de uma carta pessoal. Se expor, o gênero perde sua função social. Se a turma optar pela troca de cartas com alunos de uma turma de outro colégio, o projeto poderá ter a durabilidade  durabilidade de um bimestre, tendo cada aluno um colega para troca de correspondência.
Ao final as turmas poderão agendar um passeio para conhecer o amigo oculto.
Acredito,  que quando a proposta pedagógica da Unidade Escolar tem traçado um projeto anual, buscando referência em sua clientela escolar, seus objetivos, suas metas e  ainda a uma avaliação contínua do processo, com certeza a escola desenvolve seu papel preparando o aluno para o convívio social.

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